Salmos

Provérbios







Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot


terça-feira, 25 de maio de 2010

Firmeza

Êxodo 32
[Leitura Bíblica]

1 ¶ Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

2 E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.

3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.

6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.

7 ¶ Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.




Nossa leitura apresenta um cenário no Monte Sinai:no alto Moisés a sós com DEUS;ao pé do monte seu irmão Arão com o povo de Israel.Moisés temente a Deus recebe a mensagem do Senhor;Arão temendo o povo cede aos caprichos da multidão.O povo quer festejar mas não sem alguma religião.Então arão dirige um culto a um deus moldado por ele- a imagem de uma animal,como os povos vizinhos tinham,mas agradando ao povo compromete a segurança de todos,pois ficaram sujeitos ao juízo de Deus.
 

Como foi que o porta-voz de Moisés cometeu tamanho erro?
Ele acompanhou o irmão perante o faraó e viu os dez sinais inéditos ,com os quais Deus convenceu a nação a deixar o povo de Israel partir para o deserto ,onde viveu a expeiência de ser guardado pelo Senhor.Se arão tivesse mantido sua posição firme em face da oposição ,o povo não teria obedecido?Se arão tão somente permanecesse firme na Palavra do Senhor;"Não terás outros deuses além de mim",tudo poderia ter sido diferente com o poder de Deus ao seu lado.Não teríamos aquela mancha negra na história de Israel.

Apegue-se firmemente á mensagem fiel[Tt 1.9a]


O versículo em destaque faz parte das qualidades que Paulo desejava para os dirigentes das igrejas na ilha de Creta:deveriam apegar-se a mensagem bíblica que aprenderam,para encorajar os irmãos  e refutar os erros.Se você é cristão precisa zelar pela sua firmeza na escritura sagrada sem vacilar.Um descuido pode comprometer o seu testemunho.Não há lugar para um pequeno desvio "conveniente" seguido por uma ligeira "reconciliação"È preciso apegar-se diariamente a alguma porção da Bíblia ,para a sua firmeza espiritual ,o melhor caminho para uam vida abençoada e digna do nome de \Cristo.Ele permanece fiel ,sempre ao seu lado para ensinar,guair e confortar.


Aos que permanecerem firmes na fé,Ele promete a vida eterna em sua presença.

Tl[Fonte Pão diário]

Nenhum comentário:

Postar um comentário