Salmos

Provérbios







quarta-feira, 2 de junho de 2010

Todos passaram




Êxodo 14


10 ¶ E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.

11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?

12 Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.

15 ¶ Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

17 E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,

18 E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.

19 E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.

20 E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.

21 ¶ Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.

22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.

23 E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.

24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.

25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egípcios.

26 E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.

27 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar,

28 Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.

29 Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.




Assim que o povo de Israel saiu do Egito rumo a terra prometida por DEus,deparou-se com situações em que precisou aquietar-se e ter fé.Tomaram a decisão certa de obeceder ao Senhor ,mas os problemas se multiplicaram.na nossa caminhada cristã não é diferente.Logo que dizemos "sim" ao Senhor,pode surgir um turbilhão de problemas ,tornando a vida maiscomplicada que antes.Talvez o maior desafio dos israelitas tenha sido a travessia do mar vermelho ,como já acompanhamos na leitura de hoje.Entre o mar e os inimigos egípcios ,apavoraram-se e disseram a Moisés que preferiam a escravidão do Egito  àquela situação.No entanto Deus tinha algo diferente para eles.Dessa vez não seriam livrados do enorme mar á sua frente,mas teiam de atravessá-lo.Eles queriam ser livres,mas somente atravessando o mar é que sua libertação viria.Nem sempre podemos fugir das coisas ,esperando que desapareçam,para sermos livres do problema ,temos que passar por ele..devemos crer que DEUS nos dará forças para prosseguir e passar pelas partes difíceis,saindo livres do outro lado ,pois ao fazer isso aproximamo-nos de DEus e adquirimos experiência e maturidade espiritual.A reação mais comum diante de um mar gigantesco é o medo.se tememos,a reação é enfrenntarmos as coisas mesmo com medo,pois DEUS  está sempre conosco .Paulo diz que todos os hebereus (1Co 10.1) , e o autor do livro de Hebreus nos aconselha a continuar até o fim(Hb 6.11),ou seja,não importa o que custe ,ou quão difícil seja ,temos de prosseguir até o final com Deus ,ou gastaremos a vida toda anadando em círculos.Não pdemos ter a opção de voltar atrás ,nosso compromisso com Deus deve ir além da dor ,ou jamais estaremos face a face com ele.


Para chegar ao fim,é preciso passar pelo meio!


Eb(Fonte Pão Diário)







Nenhum comentário:

Postar um comentário