Salmos

Provérbios







Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot


sábado, 24 de abril de 2010

O QUE VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS?






Texto Bíblico Êxodo 4:2 “Perguntou o Senhor a Moisés: O que você tem em suas mãos? Respondeu-lhe: Um cajado.”






INTRODUCÃO: De modo direto e objetivo, Deus interpela Moisés acerca do objeto de pastoreio que ele carregava em suas mãos, um simples cajado. Porque Deus se importaria com um simples cajado de pastoreio? Sempre foi fato na História Bíblica que o Senhor Criador s céus e da terra sempre se utilizou de coisas insignificantes para demonstrar o seu poder. O cajado seria o ponto de partida que Deus utilizaria para demonstrar o seu poder por meio da vida de Moisés. Daí o porquê da pergunta: “o que você tem em suas mãos?” Moisés poderia não ter entendido a pergunta de Deus e daí poderia ter dado inúmeras respostas ou não ter respondido simplesmente nada. Em muitas ocasiões é isso que acontece ou não entendemos a pergunta de Deus ou não respondemos, mas a resposta certa vai produzir o resultado certo, neste caso aqui a libertação do povo e todos os prodígios desde o Egito até a peregrinação no deserto.


Mas diante da pergunta do Senhor a Moisés nós podemos imaginar cinco (5) tipos de respostas que as pessoas dão ao Senhor.






I - Saudosistas: Eles dizem: “Já tive tanto em minhas mãos Senhor.” Estes só sabem conjugar o verbo da pergunta no passado, eles não entendem que o nosso Deus é Deus do passado, do presente e do futuro. Estes são aqueles que choram pelo passado que não volta mais. Há Senhor eu já tive isso, já tive aquilo, aquilo outro e etc. e etcs. Estes são museu, vivem de passado não olham para o presente e nem tampouco para o futuro, para estes o passado sempre foi melhor do que hoje. O mundo era melhor, as pessoas eram melhores, o trabalho era melhor, a escola era melhor, até as igrejas antes eram melhores, os crentes eram mais amorosos, os pastores eram mais dedicados e etc. Estes ao contrário de Moisés não tem nada em suas mãos eles não tem perspectivas de futuro já morreram e não sabem . Em todos os tempos e ocasiões, homens e mulheres subestimaram o poder renovador de todas as coisas da parte de Deus, Ele o Senhor da glória pode fazer nova todas as coisas só depende de nós. O que você tem em suas mãos meu irmãos?






II - Calculistas: A vida para estes esta sempre na perspectiva de se lucrar a qualquer custo ainda que seja a custa da miséria alheia, ou seja, o quanto eu posso ganhar entregando o meu colega de trabalho, o quanto eu posso ganhar passando a perna no meu sócio, sonegar o imposto de renda, não pagar os direitos trabalhistas dos funcionários, vendendo o voto, ou melhor, dizendo a dignidade e etc. Para estes a vida é sempre na lógica do somar, dividir, subtrair e multiplicar. Deus não perguntou a Moisés se ele sabia dividir, somar, subtrai ou multiplicar o cajado que estava em suas mãos, mas o que ele tinha em suas mãos, o que eu e você temos que entender irmãos que com Deus às vezes é necessário perder para poder ganhar e o próprio Jesus disse: “O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.” (Mateus 16:26) E Ele ainda diz: “Que se a nossa justiça não exceder as dos escribas e fariseus de maneira nenhuma entraremos no reino dos céus.” (Mateus 5:20) Você vai ficar de fora. Ele também disse: “A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor.” (Romanos 13:8) O que você tem em suas mãos meu irmão?






III - Pessimistas: Estes são uns pobres coitados, pra estes, tudo na vida vai dar errado. Imagine você se Moisés dissesse a Deus: “Não Senhor, isso aqui em minhas mãos não serve pra nada, esse cajado não vai conseguir pastorear rebanho nenhum, é um cajado feio, velho e torto.” Imagine você! Todos os
pessimistas que saíram do Egito no Êxodo morreram no deserto, você também quer morrer no deserto? Todos os pessimistas merecem morrer no deserto! Misericórdia pastor! Misericórdia mesmo! Pois eles não acreditam neles mesmos, não acreditam nos outros e nem acreditam no poder realizador de Deus. Vai ficar vivo pra que, pra dar trabalho aos outros que acreditam na vida e em Deus. Precisamos olhar para a vida com olhos de otimismo, pois Deus não trabalha com pessimistas, com pessoas que não acreditam no futuro que lhes espera, mesmo diante das dificuldades e dos problemas Jesus acreditou nos discípulos e na igreja, mesmo eles sendo frágeis e incapacitados, mas Jesus não foi pessimista quanto ao resultado que eles obteriam futuramente. Jesus sabia que eles conseguiriam superar qualquer adversidade e Jesus também sabe que você é capaz também de se superar. O que você tem em suas mãos meu irmão?







IV - Sonhadores: Estes são aqueles que vivem no mundo da lua, sonhar é muito bom, mas concretizar os sonhos é muito melhor. E é isso que muitas das vezes os sonhadores não entendem, eles sonham, sonham e sonham. Os sonhos por si só não leva ninguém a lugar algum, mas realizar os sonhos nos possibilita chegar a qualquer lugar que queiramos ir. Foi isso que Deus colocou no coração de Moisés, ele sonhava em ver o seu povo livre, mas não fazia nada. E a realização do seu sonho estava em suas mãos, o cajado. O cajado era o ponto de partido, o inicio das realizações e é isso que muitas das vezes acontece conosco o futuro esta na palma de nossas mãos, mas a gente não consegue enxergar. Aquele simples cajado possibilitaria Moisés transformá-lo em cobra, tocar nas águas do Egito e transforma - lá em sangue, tirar água da pedra e abrir o mar. Dá pra você! O grande cientista de todos os tempos Albert Stein sonhou uma vez entrando na universidade tentou sete vezes, imagine você se ele tivesse desistido na sexta vez não conseguiria alcançar a vitoria na sétima, nunca desista de seus sonhos, mas realize eles! O que você tem em suas mãos meu irmão?






V ¬- Futuristas: Eu particularmente me encaixo neste tipo de individuo, pois é aquele que esta mais perto do modelo proposto por Jesus. Quando Deus indaga Moisés acerca do objeto em suas mãos o Senhor não esta olhando o passado, mas o presente e o futuro promissor. O melhor de Deus para as nossas vidas ainda esta por vim, muitos indivíduos sucumbem no mar da vida por perderem a perspectiva de futuro, de dar a volta por cima, de sacudir a poeira, de ir em frente, de tentar tudo de novo. Certa vez meu pai me disse que o mundo sempre será dos corajosos e jamais dos covardes e é justamente isso que Deus expõe há Moisés, pois o mesmo diz que é incapaz de liberta o povo, mas Deus é aquele que vai com ele, o fortalece, capacita e anima. Amanhã pode ser melhor do que hoje, só depende de mim e de você, de mais ninguém. O escritor Aos Hebreus no capitulo 13:8 nos escreveu: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.” Muitas das vazes é propicio imaginar que os grandes eventos e milagres realizados pelo Senhor Jesus é algo relegado ao passado. Eu creio pela fé que eles podem e acontecem ainda hoje! O que você tem em suas mãos meu irmão?






CONCLUSÃO: Sentir saudades, fazer cálculos, ter receio, sonhar e ter visão de futuro são partes da vida humana, mas elas precisam ser dosadas na medida certa, quando uma delas existe em excesso ela se torna prejudicial para uma vida plena e satisfatória. Deus trabalhou na vida de Moisés a partir daquilo que ele tinha em suas mãos, assim também Ele quer trabalhar em minha vida, em sua vida e em nossas vidas a partir daquilo que temos em nossas mãos. Não existe nada em nossas mãos! Será? Existe sim! A sua vida esta em suas mãos e Deus quer usar a sua vida, você não sabe a onde Deus pode te levar e nem o caminho por aonde Ele vai te levar, mas Ele sabe onde e por onde te levar. Só depende de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário